Saiba Mais

pug-dog-isolated-white-background_2829-11505.jpg

O que é o câncer?
Quando as células do corpo se dividem e se multiplicam rapidamente e de forma desordenada e descontrolada elas formam uma massa, chamada tumor. Quando este tumor é maligno, é chamado de câncer. Isto pode acontecer com qualquer célula do organismo, embora as células de vida curta e substituição rápida, por possuírem uma taxa de divisão maior, estejam mais propensas.     

O que fazer?
Alguns tumores, como os de pele e de mama, que são os mais comuns em cães e gatos, podem ser percebidos pelo proprietário, e é importante que tão logo sejam notados, o animalzinho seja levado ao veterinário. O prognóstico varia conforme o tipo tumoral, localização, tamanho, tempo de crescimento, entre outros fatores. Via de regra, quanto antes forem tratados, mais fácil o tratamento e melhor o prognóstico, por isso a importância de procurar ajuda veterinária tão logo se perceba a alteração. Se houver possibilidade em sua cidade ou próximo, procure um veterinário especialista em oncologia. Ele possui conhecimentos específicos na área e está mais habituado a lidar com estes casos. 

Tratamentos possíveis
Alguns tumores podem ser curados por completo, outros podem ter seu crescimento reduzido ou controlado, com maior ou menor sucesso. A cirurgia é necessária em boa parte dos casos. Em alguns casos ela é curativa, ou seja, retira-se o tumor por completo, verifica-se a adequação das margens através da biópsia e estando adequada, o tratamento está completo. Outros tumores respondem bem à quimioterapia. Muitas vezes os proprietários tem receios quanto à quimioterapia pelos conhecidos efeitos colaterais em humanos.  Porém os animais costumam tolerar o tratamento, com pouco ou nenhum efeito colateral.