Saiba Mais

closeup-shot-one-ginger-cat-hugging-licking-other-isolated-white-wall_181624-32893.webp

Como saber se meu gato tem câncer?

Atualmente a preocupação de quem tem amigos felinos é: como saber se o gato tem câncer?  Procurar um veterinário é o ideal, mas para saber se o gato tem câncer observe também sua rotina. Tumor é um inchaço, um crescimento anormal das células.

Tumores benignos

As chances desse tumor se agrupar em outras partes do corpo são menores já que é um tumor menos agressivo. Pode ser removido através de cirurgia, levando a cura do paciente.

Tumores malignos

Espalham-se rapidamente, como são agressivos, espalham-se pelo corpo causando a metástase (formação de outra lesão tumoral). Diagnóstico precoce e tratamento adequado possibilitam a cura.

É mais comum ocorrência de câncer em gatos adultos.

Nos gatos filhotes, embora mais raro, um exemplo da doença é o linfoma (doenças do sistema linfático).

Quanto á saúde do felino é preciso estar atento, por serem poucos expressivos quando se trata de doenças, é difícil notar leves mudanças de comportamento.

Para saber se o gato tem câncer, vou citar alguns sintomas que você pode observar na rotina do felino e passar ao veterinário no momento da consulta do felino: Desinteresse repentino pela alimentação e a perca de peso; Feridas que não se curam nem cicatrizam ou algum tipo de secreção; Mau cheiro ou mau hálito (observe a boca, o nariz e genitais); Inchaço, caroço ou tumor em qualquer região do corpo; Dificuldade de defecar ou urinar; Dificuldade para respirar ou tosse pode indicar também alguma doença cardíaca ou pulmonar; Expressão de dor ou febre; Crescimento de nódulos nas mamas; Diarréia e vômito podem ser causados por tumores digestivos.

Tão logo seja descoberto o câncer deve-se iniciar o tratamento. Suas chances de sobrevivência e cura dependem do estágio do desenvolvimento da doença.

Remédios específicos, quimioterapia e radioterapia aumentam a sobrevida do gato e causam poucos efeitos colaterais.

Cuide para que seu gatinho não sofra com as dores do tratamento, além de acelerar sua recuperação, contribui para disposição dele.